Se você trabalha com moda, estilo ou imagem, sabe muito bem que o universo fashion é carregado de simbolismo e de uma cultura própria que precisa ser compreendida.
Já imaginou como uma imersão na história e cultura da moda contemporânea pode expandir seu repertório cultural e profissional, potencializando seu negócio e área de atuação?
Esse é o propósito desse curso, fazer você mergulhar na história dos acontecimentos da moda contemporânea e entender melhor como as manifestações de cada período influenciaram valores, crenças, gostos, estéticas e rituais culturais que vivemos ainda nos dias atuais.
Metodologia e Diferenciais dessa Formação
Uma imersão online de 15 horas de aulas gravadas, em uma metodologia expositiva, dinâmica, com linguagem clara e assertiva, ministrada pela prof. Carol Siq, doutora em história com ênfase em moda e consumo.
O que você encontrará no curso de História de Cultura da Moda Contemporânea?
Você terá acesso a uma imersão aprofundada de 220 anos de história e cultura da moda contemporânea com foco em expandir seu repertório cultural e profissional, potencializando seu negócio e área de atuação, por meio de 12 módulos ministrados que contemplam contextualização cultural, estéticas, estilos e comportamentos de moda, bem como reflexões sobre a aplicação do conteúdo na atualidade, dicas de livros e filmes.
A MODA
O que é, quando surgiu e seus múltiplos sentidos.
Pensamento de moda contemporâneo – fatos relevantes – foco na moda feminina.
A revolução francesa e a transição da idade moderna para a contemporânea.
A MODA DO SÉCULO XIX ATÉ A BELLE ÉPOQUE
Moda Império: estilo neoclássico e estilo Dandy.
Moda Romântica: comportamento romântico e a moda, Comportamento bibelô.
O primeiro estilista e à gênese do sistema da moda
Moda Vitoriana: Moda Early Vitorian (1837 – 1960) – início do reinado, moda Mid to late Vitorian (1860- 1901) – do meio para o fim do reinado, e as invenções na moda.
Princípio da moda na Belle Èpoque até 1910.
A MODA DO SÉCULO XX E XXI
Década de 1910 – Final da Belle Èpoque – ser estilista – I Guerra mundial…
Década de 1920 – Pós I guerra mundial – anos loucos – o pretinho básico…
Década de 1930 – A moda e o cinema – o boom dos cosméticos – moda e arte…
Década de 1940 – A moda e a guerra – Prêt-à-porter – New look de Dior…
Década de 1950 – Estilo Ladylike – babyboomers – moda jovem…
Década de 1960 – Liberdade – democratização – futurismo…
Década de 1970 – Revoluções – hippies – glam – andrógeno…
Década de 1980 – Era disco – extravagância – tribos urbanas…
Década de 1990 – Individualismo – minimalismo, supermercado de estilos – globalização…
Década de 2000 – Fast fashion – tendências – tecnologia…
Década de 2010 – Fast fashion x slow fashion – sustentabilidade – interatividade…
Década de 2020 – A pandemia e seus impactos na moda, e caminhos futuros da moda a partir de 2020…
O QUE ESTÁ INCLUSO?
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Conforme o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 (sete) dias corridos, contados a partir da data do pedido para comunicar a intenção de desistir do serviço pelo e- mail: contato@lidianepaulino.com.br. Dentro desse prazo de 7 (sete) dias corridos, em caso de desistência, o estorno do valor será realizado até 10 dias úteis após o recebimento da notificação de desistência por email. Custos com o estorno no caso de desistência no prazo de até 7 (sete) dias após a data do pedido são de responsabilidade do consumidor.
PARA QUEM É ESSA FORMAÇÃO?
Para quem deseja:
SOBRE A PROFESSORA
Carol Siq possui experiência de mais de 18 anos no mercado de moda, com expertise em consumo, branding e cultura/história da moda.
Atuou como gerente de marketing no Grupo Morena Rosa, marketing e visual merchandising na empresa Lucia Figueiredo e como consultora de marketing, concepção e direção de campanhas de moda nacionais e internacionais. Atualmente é professora universitária, palestrante e mentora de negócios e carreiras de moda.
Na área acadêmica é pesquisadora e doutora em História pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – ênfase em moda e consumo, com estudo sobre a moda brasileira no século XXI. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na área de cultura de moda. Pós-graduação em Moda: criatividade, gestão e comunicação pelo Centro Universitário de Maringá e graduada em Moda pela UEM. Atua com pesquisas de mercado, tendência e consumo para marcas de moda, criando estratégias de negócios alinhadas ao espírito do tempo, perspectivas de futuro e DNA das empresas.
Instagram profissional: @share.siq