por Emille Crize
Segundo o livro “A Psicologia Das Cores – Como As Cores Afetam a Emoção e a Razão”, Eva Heller menciona que nenhuma cor está ali sozinha, está sempre cercada de outras cores, ou seja, o verdadeiro efeito das cores não é individual, mas composto por combinações que determinam o efeito da cor principal – o acorde cromático.
Refletindo sobre o quanto é interessante a palavra “acorde” lembrei da aula de violão em que eu soube o que era um acorde, um conjunto harmônico de três ou mais notas. E aí é que está a grande magia de tudo isso….Um acorde, um conjunto precisa ter harmonia, seja essa harmonia representada em cores, música, perfume, temperos, etc.
Nossos gostos estão sempre atrelados a algum tipo de acorde, e é por isso que gostamos. Sempre há uma harmonia! Olhos, ouvidos e boca estão sempre em busca de algo que proporcione prazer, conforto e sensações agradáveis.
Quando voltamos ao acorde cromático, a combinação de cores presentes nesse acorde comunica algo ao espectador, provocando sensações. Sejam essas sensações positivas ou nem tanto, elas surgiram a partir de um determinado acorde (harmonia cromática).
Assim como temos somente sete notas musicais e infinitas possibilidades de músicas, o acorde cromático é um universo a se explorar.
Texto por Emille Crize | Consultora de Imagem