Alerta de tendência super fashionista e feminina que está em alta nessa temporada. Sapato Boneca: tendência do inverno 2023. Saiba como usar e invista sem medo de errar!
Por aqui amamos falar sobre moda, cultura, comportamento e as tendências não poderiam ficar de fora. Não é mesmo? No nosso Instagram você acompanha diariamente várias novidades de estilo, imagem e tudo o mais que está relacionado ao mundo fashion.
Mas, para quem deseja aumentar ainda mais seus conhecimentos, oferecemos cursos presenciais sobre moda, tecidos, imagem e estilo. E se você sonha em estudar na Capital da Moda, temos também o Curso de Consultoria de Imagem em Paris.
O sapato estilo boneca ou mary jane já faz parte do mundo da moda há muitos anos, porém, recentemente, eles voltaram com tudo! Nos últimos desfiles, muitas marcas investiram no calçado e eles foram prontamente adotados pelas fashionistas. Seguindo a mesma onda das sapatilhas, ele promete um visual feminino para os looks mais pesados de inverno.
Em primeiro lugar, que tal conhecer a história do calçado? Assim como todo clássico da moda, o sapato Mary Jane tem uma história bem interessante, bora conhecer!
Originalmente, o sapato Mary Jane era usado apenas por meninos e meninas para ir á escola. O seu nome também tem a ver com a infância, eles recebem o nome da história criada por Richard Outcault em 1902, Mary Jane era o nome da irmã do protagonista Buster Brown.
Na década de 1920, o sapato Mary Jane ganhou as pistas de dança nos clubes de jazz, embalado pelas Flapper Girls, conhecidas no Brasil como “Melindrosas”. Isto é, mulheres jovens, que usavam saias curtas, aboliram o espartilho e cortavam seus cabelos curtos. Elas também ouviam e dançavam provocativamente o jazz e o charleston, se desligando, assim, das expectativas de gênero da época.
Apenas por volta de 1930 na América do Norte e 1940 na Europa que eles se consolidaram como sapatos femininos e começaram a ter saltos.
Durante as décadas de 60, 70 e 80 o calçado abriu caminho nas passarelas e logo virou o queridinho de nomes como Twiggy.
E assim ano após ano, o sapato Mary Jane foi ganhando espaço e consquistando o seu pódium de ícone fashion feminino. O calçado marcou presença em Sex and The City e também no icônico filme “As Patricinhas de Beverly Hills”.
Existem várias formas de combinar o sapato boneca com diferentes peças de roupas. E assim dar às suas produções um toque de feminilidade.
Confira algumas sugestões para incluí-lo no seu guarda-roupas. E se ainda não tem um sapato desse para chamar de seu, veja como adequá-lo aos diferentes estilos.
O sapato Mary Jane acrescenta aquele toque de charme e feminilidade ao jeans básico do dia a dia. É uma ótima alternativa também para modernizar o jeans, dar aquele ar de novidade sabe? Fica a dica!
As saias são o match perfeito para o sapato boneca, principalmente quando mais curtas e combinadas com peças mais formais na parte de cima.
As meias calças são um clássico do nosso guarda-roupa e perfeitas para as produções de meia estação. Invista na combinação com os sapatos boneca para garantir um visual feminino e charmoso na medida.
Os vestidos em linha A ou trapézio são o par perfeito para esse tipo de calçado. A dupla resgata todo aquele charme de tempos passados!
O Mary Jane quando combinado com peças de alfaiataria ganha um ar mais maduro, então é perfeito para quem deseja unir feminilidade, elegância e modernidade.
As peças de couro acrescentam mais peso a produção, quebrando um pouco do ar feminino do calçado. Desta forma a produção fica mais equilibrada e transmite força e modernidade.
Essa dupla é super moderna, mas ousaria dizer que com bermuda é a mais fashionista de todas as combinações!
Agora que você já entendeu a história do sapato boneca e já tem algumas inspirações de como usá-lo, que tal investir? Se ainda não sabe em qual modelo investir, a dica é optar por cores neutras e sem muitos detalhes.